Betta Doellinger: sobre a incrível arte de harmonizar livros e vinhos
Tem coisas que já nascem combinando, ou harmonizadas, para usar um termo mais apropriado. Como por exemplo, aquele dia que você está tão de bem com a vida, que sua própria companhia e um bom livro se bastam. Ah, mas esta noite linda e uma companhia tão especial merecem um bom vinho para ficar ainda mais inesquecível. As escolhas são, no fundo, todas meio intuitivas, mas ao final, tudo combina, tudo fica perfeito.
Mas alguém já parou para pensar: este Drummond combina com que? E umFernando Pessoa? Um Porto talvez? Romance combina com um chardonnay? Para viver uma grande amor, do Vinícius de Moraes harmoniza com um bom espumante? Pois é: encontrei alguém que parou para pensar nisso tudo. Não só pensar, mas, a partir de centenas de degustações, estudar a questão a fundo, testando os sabores da escrita com os taninos e sabores das uvas: Roberta von Doellinger.
Entusiasta de livros e vinhos, Betta Doelinger, como é mais conhecida, me apresentou suas recentes leituras e degustações numa tarde de pôr-do-sol alaranjado, enquanto harmonizávamos o papo com um bom francês. Durante o último final de semana em Pirenópolis leu Culpas e Cólicas, de Joana Cabral, um livro de contos ambientado no universo feminino, que fala de dores, perdas e danos, frustrações e desenganos. Para harmonizar, pediu o Duetto, da Casa Valduga (Pinot Noir e Shiraz), “um vinho apaixonante e marcante como o livro”, nos conta Betta.
Já Dramas e Vagabundos, de Sussy Côrtes, fala sobre as desventuras dos relacionamentos, dos “dramas de mulheres e seus homens ou quase homens ou quase seus”. Um livro divertido, Dramas pediu a leveza de um espumante (Volontieri brut). Para enfim me deitar na minha alma, de Cinthia Kriemler, um livro poético, pediu um Shiraz, sua uva predileta. A escolha foi Intrépido, um vinho nacional produzido aqui do ladinho, com uvas plantadas na Serra dos Pireneus. Mas também poderia ser um Inominable, produzido em Santa Catarina.
Cúmplice de Baco – Agente e produtora literária, Betta Doelinger é secretária-geral do Sindicato de Escritores do DF, onde realiza diversos eventos com o objetivo de divulgar a produção literária brasiliense e seus autores. Entre os eles, o Sarau Literomusical, já na segunda edição realizada recentemente na Embaixada da Venezuela, e o Encontro Literário do Lago Norte, também na segunda edição.
Entre uma noite de autógrafo e outra, Betta ainda encontra tempo para participar de diversas Confrarias de Vinho, como a Vino e Cultura e a Amigas e Amigos do Vinho. Também participa de eventos ligados a enogastronomia, como o Vinum Brasilis e o Brasília Wine House. Neste último, inclusive, atuou como coordenadora das palestras do evento e editou a primeira edição do catálogo Livros e Vinhos, pela editora Thesaurus.
Provei e aprovei!
Etiqueta – Fina e elegante sem precisar fazer esforço, Silvia Seabra só poderia fazer o que faz. Socializando sua cultura, sofisticação e requinte, ela ministra concorridos cursos de etiqueta social e etiqueta à mesa. Nos cursos, com duração de três horas cada um, Silvia ensina desde a história da origem da etiqueta até como se portar corretamente à mesa durante almoços, lanches e jantares. Informações e inscrições: silvia@silviaseabra.com.br ou pelo telefone 9257-6173.
Mesa - Um almoço ou um jantar em uma mesa bem posta, bem decorada, tem outro sabor. A belíssima mesa do almoço no último encontro do grupo Lide, capitaneado em Brasília pelo empresário Paulo Octávio, foi decorada pela anfitriã Ana Maria Gontijo. Com talento e bom gosto de sobra, Ana tem dois livros muito procurados sobre o tema: Mesas do Planalto I e II. Em todas as boas livrarias da cidade.
Sanduíches – Chef Gute anuncia que em breve estará em Paris, fazendo um curso de patisserie. Enquanto por aqui, prepara caixas de sanduiches para entrega em casa. Vou provar em breve.
Azeites – Recém-chegados ao Brasil, os azeites da casa italiana Frantoio Romano foram recentemente eleitos 6º melhor do mundo e o 2º melhor da Itália pelo Olive Oil 2013. Em Brasília, a apresentação se deu durante a Vinum Brasilis. Provei e aprovei! Representação exclusiva da empreendedora Kátia Prado: katiaregina_pr@yahoo.com.br.
Feijuca – Todo segundo do mês tem feijoada na Fazenda Velha, do querido Newton Garcia. Ambiente gostoso, vale a pena ir mais cedo para passar o dia com a família. A cada edição, um chef convidado. Já passaram por lá:o distrital Joe Valle e o produtor Ivo Casol, entre outros. Reservas: 3321-1815 / 9933-1159.
Eventos – Patrícia Andrade Foguinho, ex-coordenadora de eventos da OAB-DF Gestão Kiko Caputo, está a mil por hora. Pós-graduada em gestão de eventos pelo IESB, a moça tem feito desde festas de aniversário para 400 pessoas a eventos petit comitê. Este mês organiza o campeonato nacional de futebol dos advogados pela OAB Sergipe e já prepara open house de importante personalidade do meio jurídico. Contatos: patriciapoandrade@hotmail.com, tel.: 9983-8469.
Confraria do Bem – Oportunidade para provar as comidinhas deliciosas do chef Ademir Gudrin, do restaurante Panelinha, a Confraria do Bem acontece sempre na terceira quinta-feira do mês. Parte da renda é revertida para o Instituro Chamaleon, criado pela Mulher de Sucesso, Beatriz Susanne Schwab, que atende crianças vítimas de abuso. O Panelinha fica no SHCN CL 316. Reservas de mesa: 3041-5070.
Limoncello – O licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, inspirou o nome do novo restaurante italiano a ser inaugurado em Brasília. Com programação visual da artista plástica Cris Conde, o Limoncello será um espaço não só de apreciação da gastronomia, mas também de valorização das artes. O Ristorante Limoncello se prepara para abrir as portas na 402 sul.
Comadres – O Comadres é um brechó de luxo, que começou a vender peças de marcas famosas entre amigas. Fez tanto sucesso, que hoje faltam fornecedoras. A razão do sucesso é a criteriosa curadoria da Tati, especializada em reconhecer de longe uma falsificação. Assim, ao comprar uma bolsa Chanel, a cliente tem a garantia de comprar uma peça original. Em breve, o Comadres vão expandir as fronteiras com vendas pelo site da loja. Aguardem novidades. www.comadres.com.br
Rubayat – Cavaleiro, campeão em saltos, Guilherme Cunha, agora á frente do Baby Beef Rubayat em Brasília, recebe os clientes na porta, e faz questão de passar pelas mesas para saber se os clientes estão satisfeitos. Prova que também é um cavalheiro. Não à toa, a casa está sempre cheia todos os dias da semana.
Vinhos – O sommelier Gilvan Pires de Sá, ministra este mês mais um curso de vinhos portugueses. A Pires de Sá atua como representante de grandes marcas, vinícolas respeitadas e produtos diferenciados voltado para vinhos. Também ministra cursos, palestras, workshops e degustações para eventos enoivos e vem inovando com o Serviço Meu Sommelier, consultoria personalizada em vinhos eventos e jantares, e o curso em condomínios.
Por Luzinete Marques